Na manhã desta segunda-feira (18/09), a Prefeitura Municipal de Tenente Laurentino Cruz, por intermédio da Secretaria Municipal de Saúde, na pessoa da Secretária Lídia Maria Dantas, inaugurou a Unidade Básica de Saúde José Valério.

A inauguração contou com a presença da excelentíssima senhora prefeita Sueleide de Marais Araújo, vice-prefeito Paulo Araújo, chefe de gabinete, Francisco de Assis de Morais Araújo, procurador geral do município, Hakahito Santos Galvão, controladora geral do município, Karydja Soares Bezerra, secretários, vereadores e demais autoridades governamentais e eclesiásticas.

As Unidades Básicas de Saúde (UBS) são a porta de entrada preferencial do Sistema Único de Saúde (SUS). O objetivo desses postos é atender até 80% dos problemas de saúde da população, sem que haja a necessidade de encaminhamento para hospitais.

Na UBS, a população pode realizar consultas médicas, curativos, tratamento odontológico, tomar vacinas e coletar exames laboratoriais. Além disso, há fornecimento de medicação básica e também encaminhamentos para especialidades dependendo do que o paciente apresentar.

A UBS tem como homenageado o saudoso José Valério da Silva que nasceu no município de São Vicente, em 27/03/1955, filho de agricultores. No ano de 1976 casou-se com a senhora Raimunda Miranda B. Silva, logo após começou a se dedicar á vida de violeiro e repentista, e deixou de lado esse talento para ingressar na vida pública em 1988, quando disputou o mandato de vereador em Florânia. Na época, Tenente Laurentino Cruz era distrito da cidade vizinha Florânia.

Foi reeleito em 1992 e nas eleições de 1996 disputou uma vaga na câmara municipal de tenente laurentino cruz, tendo feito parte da 1ª legislatura do município.

No ano de 1995, ele fundou o sindicato dos trabalhadores rurais de tenente laurentino cruz, sempre estando a frente da instituição.

Em 2004, foi eleito vice-prefeito na chapa encabeçada pelo ex-prefeito Joarimar Tavares. Em sua maior parte foi filiado ao PMDB.

Para todos os familiares a homenagem feita foi uma prova de que seu trabalho realizado em prol do município está sendo reconhecido.

“Foi uma honra poder prestigiar esse momento impar que ficará gravado em nossos corações. Portanto, só temos a agradecer essa importante homenagem feita ao nosso saudoso e eterno José Valério.”

Palavras de Damiana Valéria, filha de José Valério da Silva.

Mais fotos em: https://www.facebook.com/media/set/?set=a.2380001795557552.1073741853.2338824036341995&type=1&l=7f7e8ed781